Zatik consiglia:
Iniziativa Culturale:

 

 

06 06 23 - França: Uma exposiçمo sobre o Armenie censurado ......
de Jean Eckian, www.inhomage.com (Paris) Três meses antes da inauguração do "Ano do Armenie" na França, e após vários ataques revisionista sobre o solo francês, representantes da comunidade turca na França fizeram de proibir uma exposição fotográfica consagrada ao Armenia.
Sábado 17 de Junho de 2006, sobre a pressão de franceses de origem turca, o Sr. Andre Gerwig (apolítico), presidente da câmara municipal
da cidade de Valentigney (leste da França), decidiu suprimir a exposição de fotografias de Antoine Agoudjian dedicada aos arménios.
Programada desde vários meses no âmbito do festival "Ritmo e Cores", esta exposiçãoreunia 40 fotografias magníficas preta e branca (extraídos do livro "os olhos Escaldantes", 2006), realizados em Armenia e a Turquia entre 1989 e 1999.
São as legendas de duas fotografias que agitaram a cólera dos representantes turcos. Assim, a estreia descrevia "uma cidade habitada geralmente por descendentes dos sobreviventes do genocídio armenio de 1915, originários de Sassoun, na actualmente Turquia". E o segundo ilustrava um ajuntamento de pessoas na frente mausoleo de Yerevan, sob o qual era escrito "Monumento comemorativo do genocídio perpetrado pela Turquia em 1915 durante o qual um milhão e metade de Arménios pereceram".
A partir da abertura da exposição, uma dezena de franceses de origem turca proibiu ao público o acesso às fotografias. "Sentimo-nos insultados por esta exposição;" o genocídio arménio não é uma realidade! As mortes, era no fim de uma guerra muito dura!"" disse um de eles. Outro acrescentou "nós não pode aceitar ser mostrado com o dedo!" - "os historiadores não são muito de acordo" - "são aleijados".
(Nota Jean Eckian: o Parlamento francês reconheceu em 2001 a realidade do genocídio arménio de 1915).
O município de Valentigney pediu ao fotógrafo Antoine Agoudjian que retirasse as duas legendas incriminadas, mas "recusou", sublinha o
primeiro assistente ao presidente da câmara municipal da cidade....
Quanto ao autor dos pictures, reconhecido na França como um grande profissional, indigné por sta "infracção grave à liberdade de expressão" e acrescenta, "deveria-se - suprimir um trabalho artístico porque incomoda?" É normal render à pressão?".
Ao mês de Novembro, o partido socialista francês deveria apresentar ao Parlamento um texto que prejudica a negação do genocídio arménio.

V.V

 
Il sito Zatik.com è curato dall'Arch. Vahé Vartanian e dal Dott. Enzo Mainardi;
© Zatik - Powered by Akmé S.r.l.